Monday 19 October 2009

Marcha pela Linha do Tua - domingo 25/10/2009

No próximo domingo, 25 de Outubro de 2009, a COAGRET-Portugal organiza mais uma Marcha pela Linha do Tua, no troço [Mirandela
(em comboio)] - Carvalhais - Romeu. O ponto de encontro é às 10h00 na sede da COAGRET-Portugal, no nº 4 da Estação de Caminhos de Ferro de Mirandela (edifício histórico).
Trata-se do 9º percurso que organizamos, como protesto e exigência de uma Linha de caminho de ferro remodelada, segura, re-aberta desde Foz Tua (Douro) até Bragança (aeroporto regional) e estendida até Puebla de Sanabria (paragem de trem de alta velocidade).

JUNTE-SE A NÓS! pelo futuro de Trás-os-Montes sem mais barragens malditas.

solicite a FICHA DE INSCRIÇÃO via correio electrónico para <coagret.pt@gmail.com> ou telm: (+351)919104809
(notas: a inscrição é individual, obrigatória e gratuita, pelo que a responsabilidade na participação é estritamente pessoal. O pagamento de refeições, com marcação prévia de 48horas, é feita directamente ao restaurante local)


Pedro Felgar Couteiro
COAGRET-Portugal

Já estreou! no DOC Lisboa

Foi uma sala cheia no cinema Londres que assistiu à primeira exibição do documentário "PARE, ESCUTE, OLHE". Um sucesso!
O filme expõe ao ridículo uma classe política nacional afasta da realidade do país, mal informada, mal formada e com obscuros interesses pessoais. A realidade em torno da vida dos habitantes da aldeia da Ribeirinha (Vila Flor) traz-lhe um lado humano divertido e dramático, provando que as decisões de secretária de poderes miserabilistas afectam o futuro e mesmo a sobrevivência de toda uma região...

Muitos parabéns! Agora é não parar e levar o filme às salas de cinema do país e estrangeiro, exibi-lo na televisão e editá-lo em DVD. Para que a percepção da patifaria não fique, mais uma vez, apenas na memória de uns poucos.


Pedro Felgar Couteiro
COAGRET-Portugal
https://coagret.wordpress.com
http://escateq.wordpress.com

Thursday 15 October 2009

"Pare, Escute, Olhe" liga-se à sociedade civil

,
A partir de um documentário rodado durante mais de 2 anos, Jorge Pelicano (realizador) e Rosa Silva (produtora) contactaram com as pessoas e colectivos que mais se empenharam na defesa e divulgação da histórica Linha do Tua, do seu vale cénico e do seu rio excepcional para a pesca e a canoagem.
Mas há muitos mais, cada vez mais, cidadãos e organizações que discordam e, à sua maneira lutam pela manutenção deste património, deste recurso, desta região.

Este blog será uma forma de promover e expor mais esse esforço, acompanhando a exibição da obra cinematográfica, ligando os diferentes actores e sendo quase um portal de informações sobre como salvar o Tua

Este vale, que vale tanto, ainda há-de ter futuro apesar de tudo e todos os maus da fita que nenhum jornalista até agora se predispôs a investigar e denunciar...
A luta é dura, chegou muitas vezes a ser solitária, mas este documentário (que ainda não vi na totalidade) é seguramente uma luz ao fundo do túnel.


Bem haja Jorge e Rosa,

Pedro Felgar Couteiro
COAGRET-Portugal
https://coagret.wordpress.com
http://escateq.wordpress.com